AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO

Define-se como um conjunto de ações internas do agrupamento que visam contribuir para a melhoria da organização, gestão e funcionamento.

autoavaliação surge como mecanismo para estimular as escolas no sentido de melhorarem a sua qualidade a partir dos seus próprios recursos, ajudando-as a monitorizar os seus progressos e a dar informação correta à comunidade.

Objetivos

  • Medir o desempenho interno do Agrupamento ao nível da concretização do Projeto Educativo, do ambiente e clima educativos, do sucesso escolar, do desempenho dos órgão de gestão e das restantes estruturas e ainda da colaboração e empenho dos diferentes membros da comunidade educativa.
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação permanente no Agrupamento.
  • Contribuir para a melhoria dos resultados educativos e escolares dos alunos do Agrupamento.
  • Intensificar e aprofundar processos de participação dos vários elementos da comunidade na vida do Agrupamento.
  • Facultar à Comunidade Educativa elementos pertinentes e fiáveis para reflexão de modo a promover a melhoria dos resultados e da qualidade do serviço prestado e reforçar a identidade do Agrupamento.
  • Reforçar um conhecimento sistematizado do contexto escolar/educativo.
  • Identificar pontos fortes e fracos no âmbito das práticas educativas, dos resultados escolares, do funcionamento e gestão de recursos e da relação com a Comunidade Educativa e Meio Envolvente.

Equipa de Autoavaliação

Coordenadora

Susana Laureano

Representante da Direção

Sérgio Aleixo

Representante do 1.º Ciclo

António Monge

Representante do 2.º Ciclo

Carlos Calhau

Representantes do 3.º Ciclo e Secundário

Carla Gomes

Mário Pereira

Amigo crítico

Dr.ª Isabel Fialho