PROJETO ERASMUS+
APROVAÇÃO – ACREDITAÇÃO ERASMUS
PROJETO – KA120-SCH
O nosso agrupamento candidatou-se à Ação tipo KA120-SCH – Acreditação Erasmus para escolas.
A atribuição da acreditação Erasmus confirma que o requerente criou um plano para realizar atividades de mobilidade de elevada qualidade no âmbito de um esforço mais vasto de desenvolvimento da sua organização. Este plano é designado Plano Erasmus e constitui uma parte essencial do pedido de acreditação Erasmus.
As organizações que já disponham de uma acreditação Erasmus podem receber um selo de excelência destinado a reconhecer o seu trabalho anterior e dedicação à qualidade.
DADOS DA CANDIDATURA
Acreditação Erasmus no âmbito da Ação-Chave 1
(KA1) do Programa Erasmus+, no setor Ensino Escolar, por referência à candidatura no 2022-1-PT01-KA120-SCH-000109082
Acreditação válida entre 1 de fevereiro de 2023 e 31 de dezembro de 2027.
Ação Chave 1 – Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem
Acreditação Ensino Escolar 2021-2027 | 2022-1-PT01-KA120-SCH-000109082
Primeira Fase
Data de início: 01/09/2023
Data de conclusão: 30/11/2024
Apoio Financeiro Erasmus:
Ações Financiadas
Job Shadowing;
Cursos Estruturados;
Mobilidade de Alunos para fins de Aprendizagem.
Objetivo Principal
Competências a desenvolver com as Atividades Propostas
Pensar a diversidade como uma oportunidade e não como um problema, criando oportunidade de aprendizagem para todos, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, minorias étnicas, culturais, linguísticas, sociais e outros;
Pensar em como ensinar em diferenciação pedagógica através de metodologias ativas e adaptadas às necessidades de cada aluno;
Pensar na implementação mais eficaz de processos de trabalho colaborativo, entre professores, de partilha reflexiva de metodologias e recursos educativos, como suporte às novas práticas de ensino;
Pensar num maior envolvimento dos encarregados de educação, não apenas como intervenientes em questões relacionadas com os seus educandos, mas, também, através de projetos escolares que envolvam a comunidade educativa.
Participantes na Primeira Fase
Critérios para seleção dos Participantes nas próximas Fase
Critérios para seleção dos Participantes nas próximas Fase
Docentes do quadro com serviço letivo e/ou funções de coordenação;
Equidade entre os ciclos e níveis de ensino (excetuando o ensino profissional);
Domínio básico do inglês;
Atividades realizadas com alunos no sentido de promover a inclusão;
Capacidade para dinamizar atividades e divulgar projetos inclusivos no Agrupamento;
Disponibilidade para se deslocar ao estrangeiro (por um período nunca inferior a 5 dias), com o compromisso de replicar o que aprender;
Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.
Resultados esperados
1ª FASE – 1ª MOBILIDADE DE ALUNOS
Escola Parceira: IES Villa de Vallecas (Madrid) – Espanha
Nome do Projeto: “Sustainability in Rural and urban environment” – “Sustentabilidade em ambiente rural e urbano”
Datas de realização do projeto:
Reunião preparatória: 18 e 19 de dezembro de 2023
Realização de shobshadowing (Madrid): 18 a 23 de dezembro de 2023
Mobilidade de alunos em Madrid: 4 a 9 de fevereiro de 2024
Mobilidade de alunos em Moura: 10 a 15 de março de 2024
Descrição da mobilidade:
O agrupamento recebeu 15 alunos e duas professoras do I.E. S de Villa Vallecas, Madrid, durante esta semana a equipe Erasmus do agrupamento conseguiu mais uma vez encantar e não fazer descansar os nossos parceiros com muitas atividades práticas, de convivio e desporto, proporcionando muito bom acolhimento a todos os níveis.
Facto constatado pela forma como mais uma vez, os nossos parceiros nos dão os parabéns e agradecem pela experiência que passam no nosso agrupamento e na cidade de Moura.
1º Selo do Agrupamento de Escolas de Moura de qualidade Nacional eTwinning
1ª FASE – 1ª MOBILIDADE DE ALUNOS
1ª FASE – 2ª MOBILIDADE DE ALUNOS
Escola Parceira: Licceo Cavalleri, em Parabiago, Itália
Nome do Projeto: “Hidden Natural Corner in Europe”
Datas de realização do projeto: 14 a 20 de abril de 2024
Entre os pontos altos da visita, destaca-se a exploração do magnífico Parque Natural da Herdade da Contenda, onde puderam desfrutar da exuberante natureza local, durante uma caminhada pelo parque, orientada pelo seu diretor, Dr. Pedro Rocha.
Além da experiência ao ar livre, da observação da fauna e flora autóctones e de um piquenique no local, os alunos também tiveram a oportunidade, durante a semana da mobilidade, de conhecer a história e as tradições de Moura. Uma visita guiada pelo centro histórico proporcionou-lhes uma visão única da rica herança cultural da cidade, permitindo-lhes conhecer os principais monumentos e as ruas floridas. Numa vertente mais lúdica, houve ainda oportunidade para realizar atividades aquáticas na barragem de Alqueva, nomeadamente stand up paddle e canoagem, que contaram com a preciosa
colaboração do núcleo de desporto escolar do agrupamento. No final, estes alunos
conjuntamente com os alunos da nossa escola que os receberam e que fazem parte deste projeto, construíram um vídeo que reúne todas as atividades desenvolvidas.
1ª FASE – 3ª MOBILIDADE DE ALUNOS
Escola Parceira: Escola de Val’Alba de Valência – Espanha
Nome do Projeto: “Inclusion by Art”
Datas de realização do projeto: 20 a 24 de maio de 2024
Ao longo da semana, o grupo de alunos portugueses e espanhóis que integram o projeto desenvolveram atividades que visaram diferentes áreas artísticas, desde a fotografia, à pintura e joalharia. Foi uma semana fantástica, com atividades que procuraram promover a igualdade de oportunidades e de acesso, a inclusão, a diversidade e a equidade, que terminou com uma festa que juntou alunos e famílias.
A concretizou deste projeto só foi possível, porque várias pessoas da área desenvolveram um trabalho excecional e muito motivador com os jovens participantes e a quem deixamos o nosso agradecimento!
Contámos, assim, com a colaboração da fotógrafa Claúdia Gomes, do Estúdio King, que desenvolveu um workshop de fotografia; do Francisco Chaparro, responsável por um workshop de pintura em aguarela; do aluno João Costa, do 8.oC, que trabalhou o desenho digital; das professoras Ana Fiel e Lília Fernandes, responsáveis pelo Clube das Artes da
EBM e pelo projeto Eco-escolas, que possibilitaram a participação dos alunos no projeto “O mar começa aqui”, mediante a pintura de uma sarjeta; da professora Dina Valente, que dinamizou, juntamente com a turma FJ12 da EB do Fojo, um workshop de joalharia, onde pudemos contár com a presença da Coordenadora do Plano Nacional das Artes do Baixo Alentejo, Nádia Torres.
A cerimónia de encerramento deu a conhecer às famílias o trabalho desenvolvido, através de uma exposição, do visionamento de vídeos realizados pelos alunos espanhóis ao longo da semana, declamação de poemas de autores consagrados das literaturas portuguesa e
espanhola e ainda a interpretação musicada do poema “Mar Português”, traduzido para
inglês.
FORMAÇÃO STAFF
Em março de 2024, dando continuidade ao desenvolvimento do Programa Erasmus+ Educação e Formação, que visa contribuir para melhorar a qualidade da educação e reforçar a dimensão europeia do Agrupamento e Escolas de Moura, cinco professores do AGM frequentaram cursos estruturados em Itália e na República Checa. O curso “Cultivating Diversity and Inclusion”, que decorreu em Roma, teve como foco identificar barreiras de comunicação intercultural e formas de superá-las e refletir sobre a importância de fomentar a inclusão e a diversidade na sala de aula, entre outros. Participaram neste curso professores de Portugal, Espanha e Alemanha.
Já o curso “Foreign Language Teaching“, onde foram abordadas metodologias de ensino específicas no âmbito do ensino de línguas estrangeiras, decorreu em Praga. Nesta mobilidade participaram professores de Espanha, Itália, Finlândia e Portugal.
Os docentes tiveram também a possibilidade de usufruir de visitas culturais aos principais monumentos e museus emblemáticos da cidade. A experiência foi extremamente enriquecedora dado que possibilita a qualificação profissional especializada, nomeadamente ao nível da atualização de conhecimentos, desenvolvimento de estratégias pedagógicas e aperfeiçoamento de competências socioemocionais, de acordo com as necessidades estratégicas do agrupamento.
JOBSHADOWING
Data: 27, 28 e 29 de maio de 2024
Professores: IES Vadinia, León – Espanha
Atividades durante o Jobshadowing:
-
-
-
-
EB do Fojo (dinâmica nos intervalos e Plano de Inovação)
-
EB da Porta Nova (Ana Fachadas – Terapia da Fala)
-
Teresa Pica (Mediação com as famílias)
-
EBásica (Catarina – Fisioterapia)
-
EBásica (Tânia – Terapia Ocupacional e Rui Alves – Terapia Snoezelen)
-
Visita aos laboratórios e Sala do Futuro da Escola Secundária (Paulo Serrano)
-
-
-