Sobre este Clube

O programa «Impulso Jovens STEAM», que integra o Plano de Recuperação e Resiliência, prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola..

O Agrupamento de Escolas de Moura integra, a partir de 1 de setembro de 2022, à rede de escolas do clube ciência viva.

Objetivos

Para além dos objetivos apresentados na carta de princípios, o Clube tem como principais objetivos:

  • Contribuir para a promoção de uma cultura científica no Agrupamento;
  • Despertar a curiosidade científica;
  • Motivar uma nova geração para a área científica, através de novos modelos de ensino;
  • Desenvolver o gosto pela observação, pela experimentação e pelo conhecimento científico;
  • Desenvolver o gosto pela aprendizagem das ciências pela via experimental, dentro e  fora do espaço físico da sala de aula;
  • Mobilizar os saberes científicos dos participantes e proporcionar-lhes o uso de instrumentos a que dificilmente têm acesso de outra forma;
  • Desenvolver projetos, promovendo a interdisciplinaridade, de modo a tornar o aluno agente ativo e participativo na construção do seu conhecimento;
  • Estabelecer parcerias continuamente, por forma a otimizar recursos e possibilitar a  existência de mais atividades científicas;
  • Participar e potenciar a participação de alunos e professores em concursos/ seminários/ Workshops/ e encontros de carácter científico.
Ações
À conversa com...

Descrição – Convidar investigadores das várias áreas do projeto comunicar ciência e realizar atividades de ciência com o objetivo de promover a literacia científica.

Público alvo – Todos os alunos do agrupamento

Atividades – Encontros, seminários e workshops

Horta Biológica

Descrição

Público alvo – Alunos dos cursos PIEF e do CAA

Atividades –

Clube de Ciência e Robótica

Descrição

Público alvo – Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos

Atividades –

De Viva Voz - divulgação científica

Descrição

Público alvo – 

Atividades –

Escola Sustentável

Descrição

Público alvo – Comunidade Escolar

Atividades –

Ciência à la Carte

Descrição

Público alvo – Alunos de todos os Ciclos

Atividades –

Ciência fora da escola

Descrição

Público alvo – Alunos de todos os Ciclos

Atividades –

Ciência em Movimento

Descrição

Público alvo – Alunos de todos os Ciclos

Atividades –

Conhecer o Universo para compreender a Terra

Descrição

Público alvo – Alunos de todos os Ciclos

Atividades –

Equipa do CCVnE

António Carvalho

António Mariano

António Piçarra

Dina Marques

Isabel Branquinho

Maria da Purifação Pica

Sérgio Aleixo

Susana Santos

 

Newsletter

N.º 1 – Dezembro de 2022

Parcerias

Atividades – Clube Ciência Viva (2022-23)

Ligação ao JOIDES RESOLUTION

Sabias que a ciência é muito importante nas nossas vidas? Pois é, vivemos rodeados de ciência e muitas vezes nem nos damos conta. Muito do que existe, direta ou indiretamente, resultou do uso do conhecimento da ciência. Assim, o nosso Agrupamento de Escolas não se esqueceu de assinalar o dia 24 de novembro, dia em que se comemora o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica. Para o efeito convidámos uma cientista, a Drª Viviane, que se encontra no navio “JOIDES Resolution” a participar numa expedição internacional, a fazer uma videochamada com os nossos alunos.
Os alunos do 8ºA e do 10ºA tiveram oportunidade de conhecer as instalações do navio dentro do que foi possível, pois no convés as más condições meteorológicas que se faziam sentir a algumas centenas de quilómetros da costa portuguesa, no Oceano Atlântico, não permitiram a visita ao exterior. No entanto, foi possível  perceber o que fazem e como é o dia-a-dia dos cientistas.
A Drª Viviane  faz parte dos 56 cientistas que integram a expedição nº397. Esta expedição tem como objetivo estudar como era o clima  há mais de cinco milhões de anos e para isso recorre à perfuração científica para a extração de amostras de  sedimentos e rochas, que ao longo da sua formação registaram as condições em que se formaram.. Como deves calcular estas expedições não se fazem só com cientistas, sendo a tripulação constituída também por soldadores, engenheiros, eletricistas, mecânicos, perfuradores, técnicos de informática, cozinheiros e auxiliares de manutenção. Todos são muito importantes no sucesso das expedições.
Tens curiosidade em conhecer melhor o JOIDES RESOLUTION e todas as expedições que já efetuou? Então visita o site  https://joidesresolution.org/expeditions/
                                                  
                                                                    Professora Dores Sardinha

À Conversa com Rui Dias

Será que a Literatura e a Ciência são áreas assim tão distintas? No passado dia 21 de novembro os alunos dos 10.º e 11.º anos de ciências e tecnologias descobriam a estreita ligação entre estas duas áreas. À conversa com o professor Rui Dias, especialista em Geologia Estrutural e Tectónica, a viagem pelo nosso passado geológico foi estonteante!
Em 1986, numa altura em que Portugal e Espanha aderiam à Comunidade Europeia, José Saramago publicou o livro Jangada de Pedra no qual a Península Ibérica entrou num processo de deriva que a afastou do resto da Europa aproximando-a dos continentes meridionais. Sem que o soubesse, o autor propunha devolver a península às suas origens mais remotas, que só fazem sentido quando vistas na imensidão do tempo geológico.
Os progressos científicos reflectidos nesta obra são evidentes, destacando-se em particular a transição de uma visão fixista para uma aproximação mobilista da compreensão do funcionamento da Terra.