CIIL – Promoção das competências pré-leitoras e leitoras 

 

Sobre este Projeto

 

O CiiL – Centro de Investigação e Intervenção na Leitura – resulta da parceria entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP), a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação, desde setembro de 2015.

O CiiL promove competências pré-leitoras e competências leitoras alicerce, num registo de intervenção sistemática, revestido de componente lúdica e a sua intervenção  ocorre em contexto escolar, dentro da mancha letiva.  Dirige-se a todas as crianças com 5 anos na Educação Pré-Escolar (EPE) e a todos os alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB).

Este projeto está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Moura  desde o ano letivo de 2020/2021 e resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Moura e a CIMBAL.

Objetivos

 

  • Promover precocemente o sucesso na aprendizagem da leitura.
  • Promover o desenvolvimento das competências pré-leitoras e competências leitoras.

Operacionalização

 

Na EPE, o programa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica, com especial enfoque na consciência fonémica.

No 1.º CEB, o programa destina-se à promoção do conhecimento do princípio alfabético e do processo de descodificação.

Neste ano letivo, pretende-se que este programa inclua ainda sessões de sala/turma, dinamizadas pelas próprias Educadoras/Professoras Titulares de Sala/Turma.
A intervenção decorre entre novembro e maio, sendo os resultados monitorizados através de uma avaliação inicial, entre setembro e outubro, e uma avaliação final entre maio e junho.

Os resultados destas avaliações são apresentados à comunidade escolar, através do envio de relatório e da realização de reuniões com os respetivos intervenientes.

Responsáveis

 

No Agrupamento de Escolas de Moura, o projeto é desenvolvido por 2 mediadoras em articulação com 8 Educadoras Titulares de Sala e 6 Professores de 1.º Ciclo Titulares de turma com alunos de 1.ºano

Público-alvo

 

  • Alunos de Pré-escolar (196 alunos).
  • Alunos de 1º ano (100 alunos).