De A a Z LER MELHOR SABER MAIS
Sobre este Projeto
Algumas crianças manifestam desde muito cedo dificuldades no processo de aprendizagem. Para ter sucesso, a intervenção sobre estas dificuldades deve acontecer logo no início da escolaridade. Este é um dos pressupostos centrais do programa A a Z – Ler Melhor, Saber Mais,desenvolvido por Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação, que abrange os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade com dificuldades na leitura e escrita.
Pretende-se que os alunos apoiados no âmbito do programa, no momento em que saírem, tenham alcançado um desempenho em leitura e escrita idêntico ao da média do grupo-turma em que se inserem.
O programa A a Z é desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e conta com a colaboração de especialistas e peritos que apoiam a intervenção de uma equipa de professores-tutores em mais de 30 escolas do país.
Objetivos
- Colmatar e ultrapassar falhas na aprendizagem inicial da leitura e escrita, evitando a desmotivação dos alunos e o seu distanciamento progressivo face aos pares.
- Aumentar a proficiência na leitura dos alunos apoiados e desenvolver sua capacidade para ler e escrever e motivação para a leitura.
- Melhorar o domínio da leitura e da escrita.

Operacionalização
No Agrupamento de Escolas de Moura, o programa é desenvolvido por 3 professores-tutores em articulação com 4 Professores de 1.º Ciclo Titulares de turma. Estão envolvidos 9 alunos de 2.º ano, de 3 Escolas do Agrupamento.
Este programa pretende melhorar o domínio da leitura e da escrita, através de uma intervenção com um Professor-Tutor que acompanha o aluno de forma regular e sistemática.
Neste acompanhamento são trabalhadas as competências básicas (descodificação, velocidade e expressividade).
Depois da avaliação e identificação dos alunos que apresentam dificuldades nestes domínios, tem início a intervenção.
Os alunos são avaliados de 3 em 3 semanas e comparados os resultados com os da turma que o aluno frequenta.
Esta intervenção resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Moura e a Universidade do Minho, que ocorre desde o ano letivo de 2019/2020.