Sobre este Projeto

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O Programa Eco-Escolas é atualmente implementado em mais de 1500 escolas e de 230 concelhos em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino. A Escola Básica de Moura do Agrupamento de Escolas de Moura integra este programa ininterruptamente desde o ano letivo 2014/2015, tendo sido premiada nove anos letivos com a Bandeira Verde Eco-Escolas.

Objetivos

Encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização/educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

Ações/ Atividades a desenvolver

A nossa escola atenta às preocupações ambientais, à sustentabilidade e à cidadania, continua com o seu compromisso em 2022/2023 disposta a promover novas atividades no âmbito dos temas base do programa Eco-Escolas: Água, Resíduos e Energia, bem como os temas do ano: Biodiversidade – preservar e regenerar e  Espaços Exteriores.

Para cumprir com o programa a escola terá implementar 7 passos:

  1. Formalização de um Conselho Eco-Escola – constituído por alunos, professores, funcionários, pais, representantes do município e outros elementos da comunidade.
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental da Escola.
  3. Construção de um Plano de Ação com as medidas/atividades a implementar na escola mediante o resultado da Auditoria, sensibilização da comunidade, participação em projetos ambientais.
  4. Monitorização e avaliação do Plano de Ação inicial.
  5. Desenvolvimento de um trabalho curricular- articulação dos temas a trabalhar com as diversas disciplinas.
  6. Informação e envolvimento da Escola e da Comunidade na divulgação de ações, organização de eventos, dias especiais…
  7. Elaboração de um código de conduta ambiental – Eco-Código.

Público-alvo

Alunos de 2º ciclo e 3º ciclo

O Projeto conta com a participação de todos os alunos e restante comunidade escolar e com a colaboração da Câmara Municipal de Moura (CMM).

Coordenadores

Ana Fiel

Lília Fernandes