PROJETO DE LEITURA

Sobre este Projeto

 

 

Tendo como referência o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Moura 2021-2025 e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, este Projeto de Leitura visa desenvolver a literacia da leitura através do uso, da reflexão e compreensão de textos multimodais, promover o gosto pela leitura, pela escrita, estimular a comunicação oral e o espírito crítico dos alunos de todos os ciclos de ensino/anos de escolaridade, essencial ao exercício pleno da cidadania e adequado à sociedade da informação em que vivemos

Objetivos

 

  • Desenvolver hábitos de leitura e melhorar competências de compreensão e expressão oral e escrita;
  • Consolidar e enriquecer práticas de leitura regular em diversos suportes;
  • Incentivar os alunos a ler, recontar e emitir opiniões, utilizando instrumentos diversificados;
  • Proporcionar o contacto com diversos tipos de textos que levem os alunos a compreender as necessidades e funções da escrita;
  • Envolver toda a comunidade educativa no processo motivacional nas práticas de leitura;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Melhorar a interação inter pares;
  • Promover a criatividade;
  • Promover a autonomia e autoconfiança;
  • Contribuir para o entendimento da leitura como uma função social na sociedade atual.

Ações / Atividades

Consultar o Projeto de Leitura do agrupamento aqui

Coordenadores 

As professoras bibliotecárias

 

Público-alvo

Pré-escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e ensino secundário

Conjuntos para leitura orientada

ATIVIDADES – PROJETO DE LEITURA (2022-23)

Sessões de requisição domiciliária

(“Vou Levar-te Comigo”)

Sessões de requisição para sala de aula

(“Livr’ à Mão”)

Leitura Orientada  

Sessões de Leitura com turmas de Pré-escolar

(“Quartas com História”)

  Sessões de requisição para sala de aula

(“Livr’à mão”)

  Sessões de Leitura com alunos do CAA 

(“Conta-me uma história”)

 Sessões de Leitura com alunos de 2º Ciclo

Celebração do MIBE22)

 Sessões de Leitura com alunos de 1º Ciclo

Celebração do MIBE22)