JES – SAÚDE E BEM ESTAR

(Jovens, Escola e Saúde)

 

Sobre este Projeto

 

Com o projeto Jovens, Escola e Saúde pretende-se abordar temas ligados à saúde, promovendo a responsabilidade individual e comunitária no que concerne à saúde, desenvolvendo nos alunos competências que lhes permitam adotar estilos de vida saudáveis, tomar decisões conscientes e informadas e fazer opções responsáveis.

No âmbito do protocolo estabelecido entre os Ministérios da Educação e Ministério da Saúde – Despacho nº 25995/2005 (2ª série), Despacho nº 2506/2007 e Despacho nº 12 045 / 2006 (2ª série) foi aprovado o Programa Nacional de Saúde Escolar que delibera que a Educação para a Saúde deve ser considerada obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino e integrar o Projeto Educativo da Escola.

No sentido de cumprir o exarado nos despachos, acima referenciados, surgiu na(o) nossa(o) escola/agrupamento o projeto PES/JES – Jovens, Escola, Saúde. Este projeto, dinamizado por alguns professores, em colaboração com vários parceiros locais, entre outros: o Centro de Saúde, a PSP e outros.

Objetivos

 

Educar para um estilo de vida saudável,

Promover comportamentos responsáveis em diferentes domínios,

Descobrir o valor da saúde e os efeitos que tem na vida,

Fazer prevenção nas diferentes áreas da saúde mental, sexual, física e segurança.

  • promover a literacia em saúde;
  • promover atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis;
  • valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
  • criar condições ambientais para uma Escola Promotora de Saúde;
  • universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar;
  • qualificar a oferta da educação para a saúde em meio escolar;
  • consolidar o apoio aos projetos em meio escolar.

Ações/ Atividades a desenvolver

 

Procura ainda, desenvolver atividades no âmbito da promoção da educação para a saúde, tentando dotar os nossos jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a tomar opções e decisões corretas e adequadas ao seu bem-estar e ao crescimento e integração pessoal e social.

Com esta página, disponibilizada para o incremento do projeto, pretendemos que seja mais um veículo de divulgação das iniciativas promovidas e por nós dinamizadas. Assim como, prestar informações, esclarecer dúvidas, sensibilizar, prevenir e formar, a comunidade educativa do nosso agrupamento, porque como alguém escreveu: «A Escola, enquanto organização empenhada em desenvolver a aquisição de competências pessoais, cognitivas e socio emocionais é o espaço por excelência onde, individualmente e em grupo, as crianças e jovens aprendem a gerir eficazmente a sua saúde e a agir sobre fatores que a influenciam”

DESCOBRE -
A MINHA LANCHEIRA
SAÚDE ORAL
SAÚDE AMBIENTAL

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

(LOGO DO ANITGO JES DA ESCOLA SECUNDÁRIA)

Público-alvo

 

Alunos de pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário

Coordenador

 

Carmo Alvarinho