Bem-vindo ao clube

Clube Robótica

O nosso Agrupamento oferece a possibilidade de os alunos se inscreverem num clube que promove o uso das tecologias, a criatividade e a resolução de problemas.

A Robótica é um ramo educacional tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

 

Aprendizagens

O que podes aprender

Desenvolver capacidades na área das STEAM, como computação, robótica, entre outras.

N

Programação

N

Robótica

N

Circuitos elétricos e eletrónicos

N

Impressão 3D de peças

N

Desenvolver projetos

Trabalho de equipa

muitos dos desafios colocados devem ser resolvidos através do trabalho em conjunto. Isto contribui para a socialização e colaboração, uma vez que só coordenando e partilhando conhecimentos/competências poderão resolver problemas.

Liderança e confiança

 à medida que se realizam testes mais complexos, aumenta a confiança em si próprio e nas suas capacidades. Esta autoestima é complementada pela tolerância à frustração quando não conseguem fazer o que é estabelecido no início.

Incentivar o empreendedorismo

 as crianças desenvolvem novas competências através da experimentação e da tentativa e erro. É por isso que estão desejosos de inovar, de pensar de forma independente e, consequentemente, de empreender os seus próprios projetos.

Pensamento lógico

a robótica promove a lógica e o raciocínio, pelo que é também indiretamente válida para trabalhar no pensamento filosófico.

Psicomotricidade

 a montagem necessária para encaixar as peças dos projetos/robots requer psicomotricidade e trabalho de coordenação.

Criatividade

a imaginação está sempre presente, pois os estudantes devem desenhar diferentes modelos, robôs, construções…

Curiosidade

descobrir como é feito um modelo ou como um robô se pode mover desperta a curiosidade e o interesse em aprender coisas novas. Ao contrário do sistema tradicional de repetição, a própria criança é o protagonista, tendo de fazer o seu próprio material utilizando os seus próprios recursos.

Concentração

perfeita para as crianças mais inquietas e para aquelas que têm dificuldade em se concentrar.

Matemática

melhoria na resolução de problemas, operações matemáticas e raciocínio.

Nunca é tarde para começares ..