Bem-vindo ao clube
Clube de ciências e Robótica
O nosso Agrupamento oferece a possibilidade de os alunos se inscreverem num clube que promove o uso da ciência e das tecnologias, a criatividade e a resolução de problemas.
A Robótica é um ramo educacional tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.


Aprendizagens
O que podes aprender
Desenvolver capacidades na área das STEAM, como computação, robótica, entre outras.
Programação
Robótica
Circuitos elétricos e eletrónicos
Impressão 3D de peças
Realizar experiências
Desenvolver projetos
Trabalho de equipa
muitos dos desafios colocados devem ser resolvidos através do trabalho em conjunto. Isto contribui para a socialização e colaboração, uma vez que só coordenando e partilhando conhecimentos/competências poderão resolver problemas.
Liderança e confiança
à medida que se realizam testes mais complexos, aumenta a confiança em si próprio e nas suas capacidades. Esta autoestima é complementada pela tolerância à frustração quando não conseguem fazer o que é estabelecido no início.
Incentivar o empreendedorismo
as crianças desenvolvem novas competências através da experimentação e da tentativa e erro. É por isso que estão desejosos de inovar, de pensar de forma independente e, consequentemente, de empreender os seus próprios projetos.
Pensamento lógico
a robótica promove a lógica e o raciocínio, pelo que é também indiretamente válida para trabalhar no pensamento filosófico.
Psicomotricidade
a montagem necessária para encaixar as peças dos projetos/robots requer psicomotricidade e trabalho de coordenação.
Criatividade
a imaginação está sempre presente, pois os estudantes devem desenhar diferentes modelos, robôs, construções…
Curiosidade
descobrir como é feito um modelo ou como um robô se pode mover desperta a curiosidade e o interesse em aprender coisas novas. Ao contrário do sistema tradicional de repetição, a própria criança é o protagonista, tendo de fazer o seu próprio material utilizando os seus próprios recursos.
Concentração
perfeita para as crianças mais inquietas e para aquelas que têm dificuldade em se concentrar.
Matemática
melhoria na resolução de problemas, operações matemáticas e raciocínio.