PROJETO – GENDER NEUTR’ALL

KA2-KA220-SCH – Cooperation partnerships in school education

Realização do Projeto:

Início: 01/09/2022

Fim: 31/08/2024

Duração total: 24 meses

Parceiros do Projeto:

França: Universidade de Rouen; Lycée Delamare-Deboutteville; Collège
Saint Exupéry
Grécia:
Universidade de Patras; Velo High School; Geniko Lykeio
Vartholomiou
Portugal:
Universidade de Évora; Agrupamento de Escolas de Moura;
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo

INÍCIO DO PROJETO - 1ª reunião de preparação (janeiro 2023)

1ª Reunião Transnacional do Projeto Erasmus+ Gender Neurtr-All – ROUEN – França

Entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2023, realizou-se a primeira mobilidade do projeto, que incluiu uma reunião preparatória e uma formação dedicada à temática da Igualdade de Género, destinada a professores e investigadores.
Esta sessão decorreu na Universidade de Rouen, em França, país responsável pela coordenação do projeto.
Este projeto assenta numa parceria entre universidades e escolas de ensino secundário, com o objetivo central de mobilizar, capacitar e envolver alunos, professores e investigadores em torno da promoção da Igualdade e identidade de Género.

Este projeto visa promover a compreensão e a desconstrução de estereótipos de género, enquadrando-se na prioridade da UE & Inclusão e diversidade em todos os domínios da educação, formação, juventude e desporto" com foco específico nos “Obstáculos ligados à discriminação”.

Consciente do papel fundamental da escola na promoção de uma cidadania ativa e participativa, este projeto colaborativo tem como objetivo criar módulos de formação e ferramentas pedagógicas para apoiar o trabalho dos docentes e desenvolver competências nos jovens.
Durante esta primeira reunião, os participantes tiveram oportunidade de receber formação sobre os conceitos de “Género”, “Estereótipos de Género” e estratégias para a sua desconstrução.

ATIVIDADES EM PORTUGAL (maio 2023)

Local: Agrupamento de Escolas de Moura

  • Dia 3 de maio (Montemor-o-novo)

Visita à Escola

Atividades diversas e visita à zona histórica da cidade

  • Dia 4 de maio  (Moura)

Manhã – visita à escola e Iceberg / tarde – Conferência com algumas mulheres;

Tarde – Peddy paper pela zona histórica da cidade

  • Dia 5 de maio (Évora)

Universidade de Évora

Atividades diversas / visitas

Cerimónia de encerramento com a distribuição de certificados e jantar de despedida 

Mobilidade de alunos de Forges-les-Eaux – França

2ª Reunião de Staff - Grécia (outubro 2023)

2ª Reunião Transnacional do Projeto Erasmus+ Gender Neurtr-All – Patras- Grécia

 Entre os dias 10 e 12 de outubro, realizou-se a segunda mobilidade de staff no âmbito do projeto Erasmus+ “Gender Neutr’All”. Esta mobilidade teve lugar na Universidade de Patras, na Grécia.
O encontro teve como principal objetivo a realização de uma formação dirigida a professores, centrada em temáticas ligadas à igualdade de género. Durante a formação, foram explorados os seguintes temas:

– “Políticas europeias de educação para a igualdade de género (incluindo orientação vocacional e integração no mercado de trabalho)”, apresentada pelo Professor Georgio Stamelos.
–  “Igualdade de género e cidadania ativa: barreiras invisíveis e ferramentas pedagógicas para as ultrapassar”, conduzida pela Professora Karakatsani.
-“Igualdade de género e relações transgénero: barreiras invisíveis e ferramentas pedagógicas para as ultrapassar”, com a participação de Maria Frounta, docente do corpo especial de formação de professores.
– “Igualdade de género e tecnologia: barreiras invisíveis e ferramentas pedagógicas para as ultrapassar”, apresentada pela Doutora Dora Katsamori.
– “A igualdade de género nas escolas senegalesas”, abordada pelo Professor Assane Diakhaté.
Esta mobilidade permitiu aprofundar conhecimentos, promover a reflexão crítica e partilhar boas práticas entre os participantes, derrubar estereótipos, reforçando o compromisso do projeto com a promoção da igualdade de género no contexto educativo.

ATIVIDADES NA GRÉCIA - Mobilidade de alunos (06 a 12 de abril de 2024)

No âmbito do projeto “GenderNeutrAll”, um grupo de alunos do décimo ano, acompanhados de três professoras e um grupo de alunos franceses deslocaram-se a Velo, na Grécia, de 6 a 12 de abril.

Juntos realizaram várias atividades a fim de serem detetados estereotipos sociais, nomeadamente através da exploração de contos populares. Os contos foram atualizados, apresentando soluções que espelhassem uma visão mais inclusiva da sociedade. Estes trabalhos ocuparam grande parte do tempo destinado à reflexão sobre a igualdade de género e culminaram nas apresentações em grande grupo.

A experiência em projetos Erasmus torna-se ainda mais enriquecedora pela internacionalização e pela adaptação a famílias de acolhimento e a culturas diferentes das nossas, que no caso se fez sentir, sobretudo, na alimentação. Relativamente à experiência de frequentar uma escola grega, os alunos mostraram-se agradadoscom a viagem e a partilha de experiências

Houve ainda a possibilidade de visitar a capital grega, tendo sido proporcionada uma visita guiada ao Partenon.

ATIVIDADES EM FRANÇA - Forges-les-Eaux, Normandy (novembro de 2024)
Project Summary

Please provide a short summary of your project. Please be aware that this section (or parts of it) may be used by the European Commission, Executive Agency or National Agencies in their publications. It will also feed the Erasmus+ Project Results Platform.
Be concise and clear and mention at least the following elements:

  • context/background of project; objectives of your project;
  • number and profile of participants;
  • description of activities; methodology to be used in carrying out the project;
  • a short description of the results and impact envisaged and finally the potential longer-term benefits. The summary will be publicly available in case your project is awarded.

In view of further publication on the Erasmus+ Project Results Platform, please also be aware that a comprehensive public
summary of project results will be requested at report stage(s). Final payment provisions in the contract will be linked to the availability of such summary.

Objectives

The GNA aims to raise awareness among the school public about gender equality in career guidance and career choice and to develop a culture of equality within schools. It aims to make people understand that gender stereotypes, as well as social constructions conveyed by education and families, unconsciously influence adolescents choices of professional paths. The GNA aims to deconstruct them and improve teaching practices.

Implementation:

Various work modules including training activities for both teachers and pupils are planned (theoretical and methodological tools).

The implementation of research protocols contributes to the construction of teaching materials, the evaluation of the project objectives and its sustainability. Schools are also responsible for organizing awareness days to open the project to local society.

Results:

The expected results of the project are as follows: the strengthening of the initial and in-service training of teachers, the improvement of functioning and diversity of vocational guidance in partner schools, the professional development of teachers involved, the development of new local and regional partnerships, the creation of international research networks will arouse the interest of educators around equality.