Sobre este Projeto

 

O projeto Hypatiamat foi desenvolvido pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, através do seu Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação. O nome do projeto tem origem em Hypatia, que viveu em Alexandria (350 a 370, 415), no Egito, então uma província do Império Romano. Hypatia foi a primeira mulher matemática de que há referência, tendo também sido filósofa e astrónoma.

Este projeto pretende melhorar o sucesso na disciplina de Matemática e contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos do Ensino Básico, foi desenvolvido pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, através do seu Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação.

Toda a participação neste projeto é realizada através de uma plataforma gratuita que conta com o acompanhamento de tutores virtuais e inclui inúmeras tarefas interativas com conteúdos de Matemática do 1.º ao 9.º ano. Os alunos participam em campeonatos de Cálculo Mental a nível nacional e regional. Os resultados do desempenho dos alunos permite posicioná-los a nível de turma, Escola, Agrupamento, Regional e Nacional.  

Objetivos

 

  • Melhorar o sucesso na disciplina de Matemática;
  • Contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos do Ensino Básico.

Operacionalização

 

No Agrupamento de Escolas de Moura, o projeto é desenvolvido por 4 professores mediadores em articulação com 8 Professores de 1.º Ciclo Titulares de turma.

São acompanhados por estes professores-mediadores 110  alunos de 2.º ano, de todas as Escolas do Agrupamento. Os restantes alunos de outros anos de escolaridade também podem participar no projeto.

Esta intervenção resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Moura e a CIMBAL, que ocorre desde o ano letivo de 2020/2021.